Hepatite B infantil e adulto

O que previne
Infecções do fígado causadas pelo vírus da Hepatite B

Via de administração
Intramuscular

Do que é feita
Trata-se da vacina inativada, portanto não tem como causar a doença.
É composta por proteína de superfície do vírus da hepatite B purificado, hidróxido de alumínio, cloreto de sódio e água para injeção. Pode conter também fosfato de sódio, fosfato de potássio e borato de sódio.

Esquema de doses
Para vacinação rotineira de crianças, o Programa Nacional de Imunização (PNI) adotou o esquema de quatro doses: uma dose ao nascer e doses aos 2, 4 e 6 meses de vida.
Crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados no primeiro ano de vida, é recomendado 3 doses com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e 6 meses da primeira e terceira dose.

Contraindicação
Não deve ser aplicada em pessoas que apresentaram anafilaxia com qualquer componente da vacina ou dose anterior. Ou nas que desenvolveram púrpura trombocitopénica após dose anterior da vacina com componente de Hepatite B.

Indicação
Para pessoas de todas as faixas etárias. Faz parte da rotina de vacinação das crianças, devendo ser aplicada de preferência, nas primeiras 12-24 horas de vida após o nascimento, para prevenir Hepatite Crônica, forma que acomete 90% dos bebês contaminados ao nascer.
*Indicada também para gestantes não vacinadas

Reações adversas
Dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção, irritabilidade, cansaço.
Reações comuns: perda de apetite, dor de cabeça, sonolência, sintomas gastrointestinais (como náusea, vômito, diarreia e dor abdominal), inchaço e endurecimento no local da injeção, mal-estar, febre.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?