BCG

Em falta no momento

O QUE PREVINE
Tuberculose, principalmente as formas graves, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo).

Forma de aplicação
Intradérmica

Do que é feita
É composta pelo bacilo de Calmette-Guérin – origem do nome BCG – obtido pela atenuação (enfraquecimento) de uma das bactérias que causam a tuberculose. Completam sua composição o glutamato de sódio e a solução fisiológica (soro a 0,9%).

Esquema de doses
Dose única

Contraindicação
Pessoas imunodeprimidas e recém-nascidos de mães que usaram medicamentos que possam causar imunodepressão do feto durante a gestação.
Prematuros, até que atinjam 2 kg de peso.

Indicação
A vacina é indicada de rotina a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade.
Pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase (lepra).

Reações adversas
Cicatriz característica e esperada, com até 1 cm de diâmetro, no local em que foi aplicada, como rotina, no braço direito. Cerca de 5% dos vacinados não apresentam a cicatriz pós-vacinal ou apresentam reação discreta. Nesses casos, não há recomendação de revacinação e esses indivíduos são considerados imunizados.
A resposta à vacina leva cerca de 3 a 6 meses, começando com uma mancha vermelha elevada no local da aplicação e evoluindo para pequena úlcera, que produz secreção até que vai cicatrizando.
Reações comuns: febre e calafrios, mal-estar e dores musculares, úlceras com pouco mais de 1 cm ou que demoram mais tempo a cicatrizar, gânglios aumentados ou abscessos na pele e nas axilas.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?